Brasília, 05/07/2017 – A deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) voltou a defender que a Câmara dos Deputados autorize que o presidente da República Michel Temer (PMDB) seja investigado e julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Temer foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por crime de corrupção passiva. Com a autorização, terá direito à defesa e julgamento no STF. Além deste crime, chamado de crime comum por não estar relacionado ao exercício do cargo de presidente da República, Temer é investigado por obstrução à Justiça. A denúncia é relativa ao recebimento, por mensageiro, que Temer diz ser homem da sua estrita confiança, de uma mala com R$ 500 mil em dinheiro vivo. A representação está em votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e depois será apreciada pelo Plenário.
“O Brasil vive um momento histórico para arrancar a corrupção das práticas de parte da iniciativa privada e do poder público. As descobertas após Temer chegar ao governo são graves. Nove dos seus ministros e ex-ministros estão denunciados. Quatro de seus auxiliares diretos foram ou estão presos. Ele está implicado. O poder não pode ser abrigo para o crime. Por isso, é dever desta Casa autorizar o julgamento pelo Supremo”, afirmou Janete. A socialista lembra que o PSB já se posicionou pelo afastamento do presidente.
Para Janete, “a corrupção é o que pesa no custo Brasil. A recuperação econômica – argumento de muitos aqui – acontecerá robusta, honesta e justa quanto melhor o poder público fizer seu papel, sem achaques, chantagens, negociatas, jeitinhos, favores”. Para ela, “o preço [da crise] deve ser pago pelos corruptos. Não pelos trabalhadores, pelos empresários sérios, pelo País”.
A socialista defende transparência na votação que autorizará o processo contra Temer. “Com chamada nominal, repetida aos ausentes, no domingo, transmitida ao vivo, para que os brasileiros que representamos possam acompanha-la com transparência”.
Janete está otimista. “A corrupção não será maior que o Brasil”. Pela manhã, a socialista que integra a Frente Parlamentar Suprapartidária por Eleições Diretas esteve no Conselho Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, em reunião com o presidente Cláudio Lamachia, para defender uma saída democrática para a crise que o Brasil atravessa. Os parlamentares de vários partidos presentes à reunião defendem antecipar as eleições gerais de 2018 para este ano.
Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Sizan Luis Esberci
Gabinete da deputada federal Janete Capiberibe – PSB/AP
61 3215 5209