Macapá, 16/04/2018 – A deputada federal Janete Capiberibe (PSB) protocolou oficio, na manhã desta segunda-feira, 16, solicitando que a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) implante, ainda este ano, um vestibular voltado especificamente aos indígenas, além do cumprimento integral da determinação legal que impõe a reserva de vagas aos indígenas, conforme a Lei 12.711 de agosto de 2012, chamada de Lei das Cotas. O pedido é reforçado pelo senador João Capiberibe (PSB/AP).
A parlamentar se reuniu com a reitora da UNIFAP, Eliane Superti, para reforçar o pedido. “Queremos que todos tenham acesso ao ensino superior e os povos indígenas merecem atenção especial”, comentou.
A reitora da UNIFAP, Eliane Superti, destacou que a instituição já vem cumprindo, em parte, a Lei da Cota, e que este pedido da deputada será analisado por uma comissão, que vai verificar a possibilidade de realizar este vestibular especifico já no próximo semestre.
“Pelas ações que a deputada Janete e o senador Capiberibe fazem em prol da UNIFAP podemos afirma que é um dever atender um pedido como esse e faremos todo empenho para garantir esse direito já no próximo semestre”, garantiu Superti.
A deputada Janete já investiu mais de R$ 5 milhões das suas emendas em ações na UNIFAP, como para construir o 2º andar do prédio da Faculdade de Medicina, o Laboratório e o ônibus do Curso de Geografia, assistência ao estudante e aos cursos da Universidade da Maturidade e Universidade da Mulher. Destinou mais R$ 1,3 milhão neste ano para investir ampliação do bloco de ciências ambientais, manutenção dos cursos da universidade da Maturidade e da Universidade da Mulher, para custeio dos cursos preparatórios ao vestibular em Santana, Laranjal e Oiapoque e para um documentário sobre a cultura Palikur.
Texto: Paulo Ronaldo
Fotos: Kledison Mamede
Gabinete da deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP)