
Brasília, 15/06/2018 – De 18 a 22 de Junho, a Escola Estadual de Pesca de Santana realizará uma exposição de artesanatos, vestuários e biojoias confeccionados com couros e escamas de peixe no Espaço Mário Covas, um local privilegiado da Câmara dos Deputados, em Brasília. Convite distribuído pela deputada federal Janete Capiberibe e pelo senador João Capiberibe (PSB/AP) informa que a abertura oficial da exposição será na terça, 19, às 15 horas. Professores e estudantes da Escola de Pesca serão os monitores da exposição na capital federal.
“Uso no dia a dia e em eventos solenes, no Congresso e em todos os lugares, essas joias da Amazônia”, afirma, com satisfação, a deputada Janete. As biojoias, roupas e calçados são confeccionados com peles e escamas de várias espécies de peixes, como acaraçu, tamatá, pirarucu, tilápia, amanã, sarda, pescada amarela, entre outras.
Os parlamentares socialistas têm forte relação com a Escola de Pesca de Santana, já que foi no governo de Capi, quando Janete era secretária de Indústria, Comércio e Turismo, que a Escola de Pesca foi implantada, dentro das diretrizes do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Amapá – PDSA.
Eles lembram que a escola passou por dificuldades, mas se manteve funcionando graças a um grupo dedicado de professores e funcionários. A proposta de uso artesanal do couro e escama torna economicamente rentável para os artesãos e comunidades locais a matéria prima que era descartada e gerava poluição.
Para fortalecer o trabalho da Escola de Pesca de Santana, a deputada Janete Capiberibe destinou emenda de R$ 150 mil para aquisição de uma van para o transporte de alunos, artesãos e professores, cuja aquisição já está na tomada de preços. Ela se comprometeu de colocar mais R$ 1 milhão, em 2019, para implantar na Escola uma indústria de pescados.
Foto: Gilmar Pureza
Legenda: Deputada Janete usa biojoias da Escola de Pesca no cotidiano da atividade parlamentar e social
Sizan Luis Esberci
Gabinete da deputada federal Janete Capiberibe – PSB/AP
61 3215 5209