Seminário Ações concretas para o desenvolvimento da navegação fluvial na amazônia

Seminario-acoes-concretas-para-o-desenvolvimento-da-navegacao-fluvial-na-amazonia

A Frente Parlamentar Mista pelo Desenvolvimento da Navegação Fluvial na Amazônia realiza, terça, 26, seminário para apresentar ações concretas para essa modal de transporte naquela região que ocupa 61% do território brasileiro. O evento inicia às 14h30min, no auditório Freitas Nobre, no subsolo do Anexo IV da Câmara dos Deputados.

Segundo a presidente da Frente, deputada Janete Capiberibe (PSB/AP), o objetivo é debater e propor políticas públicas para desenvolver a principal modal de transporte de cargas e passageiros na Amazônia, estimulando a economia local. Estima-se que um milhão de embarcações circulam na região Norte do País.

Janete Capiberibe defende que sejam implantadas na Amazônia escolas de carpintaria naval e de navegação fluvial e criada uma linha de crédito com recursos do Fundo da Marinha Mercante e subsídio do Tesouro Nacional para fomentar os estaleiros locais e renovar a esquadra, além da modernização dos portos. “Até hoje, nenhum centavo do Fundo chegou aos estaleiros da Amazônia”, denuncia.

Seis senadores e 215 deputados integram o grupo proposto e coordenado pela deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP).